Pinterest • The world’s catalogue of ideas

Explore Alcobertas Rio, Santarém Portugal and more!

IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA - VILA DE ALCOBERTAS - Rio Maior - Santarém - PORTUGAL. - DÓLMEN, MEGALÍTICO, endossado à Igreja, característico do período NEOLOTÍTICO (período que vai do décimo milénio a.C -antes de Cristo - ao terceiro milénio a.C.. O DÓLMEN, é um dos maiores da Península Ibérica. As pedras de grande e pesado volume dão lugar a uma pequena gruta que começou por ser local de culto. – em: roinesxxi.blogs.sapo.pt

IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA - VILA DE ALCOBERTAS. - No interior da igreja tem uma ESTÁTUA DE SANTA MADALENA, num pequeno altar. ESCULTURA DATADA DO ANO DE 1400; 1 PIA BAPTISMAL E 1 DE ÁGUA BENTA DO SÉC. XVI. Outra CAPELA de interesse a visitar É A CAPELA DE SANTA CATARINA. - em: roinesxxi.blogs.sapo.pt

IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA - VILA DE ALCOBERTAS. - Na fachada principal da igreja, pode-se observar no seu nicho, a imagem original de Santa Maria Madalena. Maria Madalena é uma personagem importante para os cristãos, sendo recordada na igreja primitiva como uma mulher notável, corajosa, com qualidades de liderança e amiga íntima de Jesus. Maria Madalena começou a seguir Jesus após ter sido por Ele curada de 'espíritos e enfermidades'.

… “O Brasão apresenta então, no meio a Princesa Cindazunda, o cálice simboliza o casamento, o leão dourado, o rei Ataces e o dragão verde (no original), o rei Hermenerico”. As actuais armas da Cidade de Coimbra estão definidas pela Portaria nº 6959, de 14 de Novembro de 1930 e diz: "De vermelho com uma taça de ouro realçada de púrpura, acompanhada de uma serpe alada e um leão batalhantes, ambos de ouro e lampassados de púrpura. Em chefe um busto de mulher, coroada de ouro, vestida (cont.1)

COLINA DE SANT’ANA A colina mais central, definida pelos leitos das antigas ribeiras de Arroios e de Valverde — que deram lugar à atual Avenida da Liberdade. No século XIV, o rei D. Fernando ordenou a construção de uma muralha que condicionou a construção de casas e dos monumentos à sua volta. Depois do TERRAMOTO DE 1755 que destruiu grande parte da cidade, alguns edifícios foram recuperados e dessa época sobrevive o HOSPITAL DE SÃO JOSÉ.

O arco que faz o acesso ao Dólmen é revestido a azulejos do séc. XVII e no topo temos um painel representando Santa Maria Madalena em Oração. É óbvio que é um monumento pagão incorporado na religião cristã, mas existe a lenda que a incorporação do Dólmen na igreja foi da responsabilidade de Stª Maria Madalena. Diz a lenda: os populares cristãos, desmantelaram a anta por ser símbolo pagão, mas por poderes divinos esta foi reconstruída pela Santa.

Gouffre de Padirac, Vallée de la Dordogne, France ~ a cave with a partly navigable subterranean river in the Massif Central

O MIRADOURO DE SANTA LUZIA - OS PONTOS CARACTERÍSTICOS: A CÚPULA DE SANTA ENGRÁCIA ( PANTEÂO NACIONAL), a IGREJA DE SANTO ESTÊVÃO e as duas torres brancas da IGREJA DE SÃO MIGUEL. A muralha sul de Santa Luzia tem dois modernos painéis de azulejos, um da Praça do Comércio antes do TERRAMOTO e outro com os cristãos a atacarem o CASTELO DE SÃO JORGE. Vemos aqui, à esquerda - Igreja de S. Miguel - ao centro Santa Engrácia (PANTEÃO NACIONAL) e à direita a Igreja de Santo Estêvão.